sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Qual a fórmula certa para o 4º CD?

Estive pensando sobre qual seria a fórmula ideal a ser usada no 4º CD dos Strokes. Porém pensei: "fórmula ideal? Será que uma banda única como os Strokes se preocupa ou deveria se preocupar com uma fórmula ideal? O correto não seria apenas chegar, compor, ensaiar, gravar, divulgar e mostrar?". Pois é por isso que reconheço que essa idéia de fórmula ideal pode ser vista como uma bobagem. Mas não é nada demais refletir sobre a "cara" de cada álbum e também a cara dos futuros álbuns. Como diria aquele telecurso: "se liga aí que é hora da revisão".
O Is This It chegou com tudo em 2001. Teve como força a diferença, a inovação, a ajuda da crítica e por que não o tão falado "resgate" do bom e velho Rock 'N' Roll. Foi o Is This It que apresentou os Strokes para o mundo. O 2º CD, Room on Fire, chegou com a "proposta" de ter um som mais legal e solado. First Impressions of Earth veio com sons mais graves, agressivos e para muitos, não agradou.
São realmente os estilos de cada álbum que me fez pensar sobre essa encucada idéia de "fórmula". Pois, de uma forma ou outra, mesmo talvez ela não sendo planejada, ela acaba sendo transparecida. Portanto, na minha opinião, a receita a ser seguida no 4º álbum é um som mais legal, solado, como se servisse de "trilha sonora para a vida" e por aí vai. Um som agressivo é bom, mas acho que deve vir mais isolado nos álbuns. Mas fica para cada um sua escolha de "layout" a ser construído - mesmo que sem querer - no próximo CD.
É isso aí.

Um comentário:

Agenor de Miranda Seixas Buarque disse...

Sinceramente descordo da sua análise referente ao 3° álbum, First impressions of the earth, dizer que o som não agradou não é contar com os fatos, simplesmente esse cd deu o status do strokes de mais uma banda imortalizada do mundo rock, já que não perdeu sua característica de ser original e criativo num gênero, e manteve o bom nível no seu 3° cd consecutivo, dando ao strokes esse status de imortalizado, acho que dizer isso é ignorar, hits como: You only live once, Juicebox, Heart in a cage, Razorblade e músicas que não chegaram a ir pra midia, mas que certamente são tão hits como as outras como: On the other side, Fear of sleep, 15 minutes e minha favorita desse 3° cd Evening Sun.
Acho que por isso, espero apenas o melhor cd de um strokes cada vez mais maturo e consciente do seu lugar no rock, sem precisar banalizar suas músicas nem vender-se para continuar no topo.
provavelmente você não verá mas espero que mude seu conceito desse cd, ou já tenha mudado né flws abraços